Projetos

Games e educação: Administrar uma cidade virtual é uma experiência de aprendizagem

CitiesXL2012_PC_Jaquette_001Estamos cuidando dos preparativos para iniciar o Projeto Escola em Jogo e vamos utilizar games como ferramentas didáticas, explorando o conhecimento através de uma maneira diferente e que é uma tendência internacional (principalmente nos países com melhores índices educacionais) de associar o aprendizado aos recursos tecnológicos dos jogos eletrônicos, promovendo aprendizagem e experiências prazerosas – uma relação muito estudada por especialistas no mundo inteiro.

Entre os tipos de games mais promissores neste método de abordagem são os simuladores de cidades, pois eles exigem a articulação de várias habilidades para o cumprimento dos desafios. Jogos assim estão ficando cada vez melhores, realistas e complexos, tornando-se ainda mais interessantes como objetos de aprendizagem e vamos começar nosso projeto com o jogo Cities XL 2012. Nesse jogo, que é inspirado no clássico SimCity, podemos criar cidades de tamanhos praticamente ilimitados e experimentar em nossas cidades virtuais situações que também existem nas cidades reais e a partir daí vamos desenvolvendo um conhecimento sobre a realidade que nos cerca, sobre os problemas e possibilidades da vida urbana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No jogo podemos realizar intervenções para atender necessidades que também existem em cidades de verdade e a partir daí aprimoramos nosso entendimento sobre como funciona e se organizam as estrituras urbanas. Vamos criar nossas cidades do zero e acompanhar o desenvolvimento e planejamento delas através de nossas ações, lidando com uma variedade de situações, decisões e possibilidades. Vamos administrar os recursos que sustentam uma cidade (como o dinheiro necessário para obras e políticas públicas), arrecadação de impostos, adoção de melhorias para as populações virtuais sob nossas responsabilidades, aprendendo sobre urbanismo e políticas públicas, avaliando nossas decisões a partir de necessidades e referências de dados e estatísticas das cidades criadas, exercendo nossa capacidade de promover um planejamento estratégico sobre nosso trabalho enquanto somos responsáveis por cidades que idealizamos e, claro, vamos nos divertir porque, antes de mais nada, estaremos jogando!

 O Cities XL tem um visual muito bonito, recursos bem interessantes e grande potencial como ferramenta de aprendizagem. Vamos aprender a lidar com o jogo e posteriormente realizar outros experimentos, como trabalhar um pouco com modelagem digital para recriar e colocar nossas próprias versões de monumentos e edifícios de Recife (o que nos obrigará a “brincar” com outras ferramentas digitais e a conhecer mais e melhor nossa própria cidade e seu patrimônio).

988367_1395947237355811_4318076243111347837_n
Editando nossos próprio Recife: Vamos aprender com softwares como o SketchUp a criar modelos inspirados em nossa cidade (essa imagem foi feita durante a realização de um projeto semelhante que realizamos anos atrás numa outra escola).
10154022_1395947244022477_165151413033091231_n
Finalização em programas profissionais de edição de objetos digitais como o GMax, que vamos começar a experimentar também. Nossos modelos criados numa fase mais avançada do projeto serão adicionados em nossas cidades virtuais para dar a elas um visual mais personalizado e mais próximo de nossa paisagem, possibilitando que também tenhamos uma experiência com educação patrimonial.

Será uma experiência e tanto!

E não deixe de participar da pesquisa sobre a implantação desse projeto e sobre a importância de práticas diferentes na escola. Clique aqui e responda ao questionário!

Anúncios

3 comentários em “Games e educação: Administrar uma cidade virtual é uma experiência de aprendizagem

  1. Pingback: EREM Joaquim Távora

  2. Pingback: Participação no projeto com o game CitiesXL – EREM Joaquim Távora

  3. Pingback: Inscrição para participar do projeto com o jogo Cities XL – EREM Joaquim Távora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: