Depois de várias semanas com “integral” todos os dias, a primeira turma do curso de programação para robótica concluiu sua carga-horária. O curso enfatizou a abordagem relativa à lógica de programação aplicada ao desenvolvimento de projetos de robótica com os dispositivos LEGO™. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os princípios e a aplicação de algoritmos e experimentaram ferramentas básicas como o programa Scratch™, que utiliza uma linguagem de programação por blocos que ajuda a desenvolver mais familiaridade com o desenvolvimento de projetos de computação.
A parte prática envolveu a utilização da programação para a montagem de robôs com objetivos definidos, explorando as possibilidades dos recursos da robótica escolar como início de uma vivência mais produtiva com os dispositivos tecnológicos.
O curso é a segunda atividade desenvolvida por meio da parceria entre a escola e a Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e por meio desse trabalho a experiência de aprendizagem proporcionada favorece tanto o desenvolvimento de estudantes da escola quanto a formação de futuros professores no campo tecnológico, pois os estagiários da universidade exercem suas atividades de estágio docente supervisionado planejando e executando as aulas dos cursos de programação. Por ocasião da realização deste curso os licenciandos estagiários Nathan, Adônis e Viviane trabalharam sob a supervisão do Prof. Dr. Rodrigo Lins, responsável pelo estágio supervisionado na Licenciatura em Computação da UFRPE e pesquisador no campo da tecnologia educacional. Esta equipe didática também contou com a participação e o aprendizado dos estudantes Josiley e Tharcio, alunos do 3º Ano A, que são participantes do PIBIC-EM/CNPq-UFRPE, também orientados pelo Prof. Rodrigo Lins.
O próximo curso, a partir de setembro, será de programação de jogos digitais. Estes cursos são certificados pela UFRPE.
0 comentário em “Conclusão do primeiro curso de programação para robótica”