E mais uma edição da gincana anual do JT chegou ao fim deixando novamente um saldo muito positivo, pois além de todo o aprendizado envolvido também deixa boas lembranças, experiências de trabalhar em conjunto e de crescer coletivamente, reafirma o protagonismo dos estudantes como promotores de uma atividade sensacional e ainda promove uma bela demonstração de solidariedade porque um dos principais atrativos deste evento escolar é exatamente o esforço de arrecadar doações para entidades assistenciais.
Neste ano a temática envolveu uma viagem no tempo através do Brasil (e também do mundo) nas décadas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. As turmas foram agrupadas para favorecer a integração entre os estudantes e proporcionar maior dinamismo à programação, resultando num espetáculo de participação e envolvimento. A equipe docente se encarregou de dar suporte aos grupos através de orientação, acompanhamento, motivação e acolhimento, enquanto as equipes de gestão e de apoio atuaram nos bastidores da realização do evento e na garantia de que tudo ocorreria da melhor maneira possível. O resultado foi uma atividade que envolveu toda a escola, animou e emocionou a todos.
Foram vários dias de preparação e de muito trabalho para que tudo fosse um sucesso. As equipes se desdobraram para atender os requisitos que faziam parte da gincana, que teve dois momentos de culminância. No primeiro deles, no dia 4 de junho, as equipes realizaram as provas de decoração das salas conforme os temas de cada uma e de apresentação de suas exposições orais sobre os contextos das décadas que representaram, abordando referências da história, da vida cultural e artística, dos hábitos, do desenvolvimento tecnológico e outros aspectos. No segundo momento foi a grande festa da gincana, quando as performances das equipes foram avaliadas nos quesitos relativos à participação de suas torcidas, das apresentações que traziam coreografias, além da apresentação de representações significativas e marcantes sobre as décadas. Jurados avaliaram cada um dos quesitos de maneira imparcial até que fossem apurados os resultados totais, que resultaram numa vitória apertada da equipe das turmas dos terceiros anos A e B (Década de 2000), seguidos pelas turmas dos terceiros C e D (Década de 1980) e pelos segundos anos A e B (Década de 1950). Mas o resultado final não diminuiu em nada o brilho das equipes dos segundos anos C e D (Década de 1990) e dos animados estreantes dos primeiros anos A e B (Década de 1960) e primeiros anos C e D (Década de 1970), pois o sucesso e beleza da gincana só foram possíveis porque todos encararam os desafios e deram verdadeiros shows de animação, união e desempenho. Apesar de haver uma competição, todos são vitoriosos pelo excelente resultado geral.
E não podemos deixar de destacar aquela que é realmente a maior realização e sentido da gincana: a campanha de arrecadação de alimentos para doação à entidades que prestam assistência para pessoas necessitadas de apoio e cuidados. Coincidentemente, as três primeiras colocadas no resultado final da gincana também foram as primeiras colocadas na mesma ordem na arrecadação de donativos, mas o importante mesmo é ressaltar que todas as equipes juntas realizaram um feito maravilhoso ao conseguirem um total de 2,7 toneladas de alimentos que serão distribuídos para entidades que serão indicadas já na semana seguinte à gincana. Deste modo a gincana representa uma vitória coletiva que vai além dos muros da escola, pois se transforma em cuidado pelo próximo, em ajuda a quem mais precisa e representa este momento de reflexão e ação solidária.
Parabéns a todos os envolvidos!
Clique na imagem abaixo e confira a galeria completa com mais de 500 fotos da Gincana 2019:
0 comentário em “EREM Joaquim Távora realizou sua Gincana de 2019: Beleza, envolvimento, animação e solidariedade”