A EREM Joaquim Távora tem acolhido projetos acadêmicos e proporcionado espaço para a realização de experimentos de aprendizagem que contribuem pela formação de novos professores e pela iniciação científica, recebendo estagiários e bolsistas de diversas universidades, graduandos vinculados aos programas de residência e iniciação à docência, além de estudantes cumprindo estágio supervisionado e também servindo de campo para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica destinados ao ensino médio beneficiando estudantes da escola como bolsistas vinculados à UFRPE.
Um desses trabalhos desenvolvidos na escola teve culminância no último dia 4 de julho.
A bolsista do PIBIC Maria Iraisis Tainá Costa e Silva (da UFPE), que já atua na escola sob supervisão da professora Paula Nascimento, desenvolveu o seu projeto de TCC intitulado “Montando um colorímetro baseado na plataforma Arduino: Uma proposta para inserir a Lei de Lambert-Beer no ensino médio” com alunos de turmas de 1º, 2º e 3º anos. Foram realizadas aulas teóricas e uma experimentação que contou com a participação de seu orientador, prof. Dr. Marcílio André Félix Feitosa (da UPE), que ajudou os estudantes a na programação e montagem do sistema de robótica para a realização do trabalho proposto. O objetivo do estudo da bolsista foi realizar a montagem de um circuito elétrico para a leitura da absorbância de soluções: padrão e amostras desconhecidas, seguida da construção de uma curva de calibração para determinação de fosfato pelo método do Azul de molibdênio.
0 comentário em “Química e robótica: um projeto inovador que envolve e aprimora a formação de estudantes da EREM Joaquim Távora”