Eventos História Projetos

Caravana da Memória e da Cultura na EREM Joaquim Távora

A escola recebeu a Caravana da Memória e da Cultura, iniciativa educacional realizada através da parceria entre a Secretaria de Educação e o Arquivo Público de Pernambuco. A proposta é promover entre os estudantes a percepção de que eles, suas comunidades e a escola onde estudam são historicamente relevantes, pois possuem experiências ricas e significativas que merecem ser registradas e conhecidas.

Durante o evento, a professora Marta Lira, gestora da Gerência Regional de Educação Recife Sul, compartilhou um pouco de sua própria trajetória de vida relembrando sua experiência com ex-aluna da escola e a importância desta fase para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, ressaltando que os estudantes podem construir suas próprias histórias com boas realizações e fazendo escolhas positivas para seus futuros. Ela também destacou o quanto as políticas públicas educacionais realizadas em Pernambuco estão contribuindo para que os casos de sucesso se repitam através da promoção de uma educação cada vez melhor para a população.

O jornalista Evaldo Costa, diretor do Arquivo Público de Pernambuco, falou para o público sobre o papel da instituição que tem como principal função resguardar a memória de nosso estado por meio do trabalho de cuidar de uma diversidade de fontes documentais. Ele aproveitou a ocasião para dar uma interessante aula de história do bairro da Madalena, citando episódios e lugares marcantes da comunidade da qual a escola faz parte. A história continuou sendo assunto na exposição do professor Paulo Alexandre, que falou sobre o passado da escola – que está prestes a completar 90 anos de fundação – e também sobre a vida e legado de Joaquim Távora. A professora Solange Moraes, gestora da escola, encerrou a atividade apresentando uma mensagem motivadora para os alunos, incentivando que se apeguem aos seus sonhos e aspirações para que possam construir um futuro de realizações.

A parte cultural do evento foi enriquecida pela presença do coral de estudantes do Conservatório Pernambucano de Música, que apresentou um belo repertório contendo clássicos da MPB e interpretações de canções contemporâneas de sucesso. O lindo balé formado por estudantes da escola apresentou sua performance que representa através da dança a riqueza das letras e dos livros. Na biblioteca foi montada pela equipe do Arquivo Público de Pernambuco uma exposição de documentos e jornais referentes ao bairro da Madalena para que os alunos pudessem ter um contato direto com fontes históricas documentais.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos da Caravana da Memória e da Cultura no JT
galarquivo

0 comentário em “Caravana da Memória e da Cultura na EREM Joaquim Távora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: