PIBIC-EM Projetos Protagonismo Tecnologia

Estudantes da EREM Joaquim Távora se apresentam no Congresso de Iniciação Científica da UFRPE

A nossa equipe de estudantes pesquisadores do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) voltaram a se apresentar na UFRPE, que é este ano – além da escola – a outra instituição de ensino da qual também fazem parte. Desta vez, a ocasião foi a participação no Congresso de Iniciação Científica que a universidade promove anualmente.

Os bolsistas desenvolvem na escola um projeto que integra a computação e a história, produzindo um jogo digital inspirado na biografia do africano Mahommah Gardo Baquaqua, nascido nos anos 1820 em Djougou, no atual Benim, e que teve uma experiência extraordinária e representativa sobre o contexto escravista da época. A proposta é fazer com que o jogo possa servir como material didático para estudantes da educação básica e que tenha acesso livre em todo Brasil.

Cada integrante da equipe compre funções importantes no processo de desenvolvimento do jogo, realizando tarefas que envolvem o processo de elaboração de scripts de programação em linguagem C#, a produção de elementos gráficos inspirados nas referências históricas do contexto pesquisado e a montagem do jogo através do software Unity, que é uma ferramenta utilizada por profissionais do setor. Os alunos participaram de formação na própria escola sobre desenvolvimento de jogos através da parceria com a Licenciatura em Computação da UFRPE.

O projeto é orientado pelos professores Lucas Victor Silva (História) e Rodrigo Lins Rodrigues (computação), ambos do Departamento de Educação da UFRPE, e localmente pelo professor Paulo Alexandre. Os participantes da iniciativa são Julia Max, Emily Gomes, Leonardo Soares, Williame Gabriel e Aldemir Romário, todos alunos de terceiro ano. A gestão e coordenação da escola viabilizam a realização da ação através da disponibilização dos meios para que o projeto seja desenvolvido, promovendo assim o estímulo à pesquisa e inovação.

O jogo será oficialmente lançado em fevereiro de 2020.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos das atividades do PIBIC na escola:
galpibic

Posters das apresentações dos bolsistas durante o Congresso de Iniciação Científica da UFRPE:

 

0 comentário em “Estudantes da EREM Joaquim Távora se apresentam no Congresso de Iniciação Científica da UFRPE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: