A nossa equipe de estudantes pesquisadores do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) voltaram a se apresentar na UFRPE, que é este ano – além da escola – a outra instituição de ensino da qual também fazem parte. Desta vez, a ocasião foi a participação no Congresso de Iniciação Científica que a universidade promove anualmente.
Os bolsistas desenvolvem na escola um projeto que integra a computação e a história, produzindo um jogo digital inspirado na biografia do africano Mahommah Gardo Baquaqua, nascido nos anos 1820 em Djougou, no atual Benim, e que teve uma experiência extraordinária e representativa sobre o contexto escravista da época. A proposta é fazer com que o jogo possa servir como material didático para estudantes da educação básica e que tenha acesso livre em todo Brasil.
Cada integrante da equipe compre funções importantes no processo de desenvolvimento do jogo, realizando tarefas que envolvem o processo de elaboração de scripts de programação em linguagem C#, a produção de elementos gráficos inspirados nas referências históricas do contexto pesquisado e a montagem do jogo através do software Unity, que é uma ferramenta utilizada por profissionais do setor. Os alunos participaram de formação na própria escola sobre desenvolvimento de jogos através da parceria com a Licenciatura em Computação da UFRPE.
O projeto é orientado pelos professores Lucas Victor Silva (História) e Rodrigo Lins Rodrigues (computação), ambos do Departamento de Educação da UFRPE, e localmente pelo professor Paulo Alexandre. Os participantes da iniciativa são Julia Max, Emily Gomes, Leonardo Soares, Williame Gabriel e Aldemir Romário, todos alunos de terceiro ano. A gestão e coordenação da escola viabilizam a realização da ação através da disponibilização dos meios para que o projeto seja desenvolvido, promovendo assim o estímulo à pesquisa e inovação.
O jogo será oficialmente lançado em fevereiro de 2020.
Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos das atividades do PIBIC na escola:
Posters das apresentações dos bolsistas durante o Congresso de Iniciação Científica da UFRPE:
0 comentário em “Estudantes da EREM Joaquim Távora se apresentam no Congresso de Iniciação Científica da UFRPE”