Destaque PIBIC-EM Tecnologia

Projeto desenvolvido no JT abordado em artigo publicado em revista científica da Inglaterra

O curso de programação de jogos digitais realizado em 2018 na escola foi base para a produção de um artigo publicado na plataforma acadêmica internacional Infonomics Society, que mantém a revista digital Literacy Information and Computer Education Journal, especializada em educação tecnológica. O texto é de autoria de Viviane Vasconcelos, Adonis de Souza, Nathar Lima e Silva, estagiários de Licenciatura da Computação da UFRPE que ministraram o curso e de Rodrigo Lins Rodrigues, professor da universidade que coordenou o projeto.

O curso foi planejado para oportunizar uma experiência didática com metodologias e recursos dinâmicos, empregando as abordagens da sala de aula invertida e da gamificação. Os alunos puderam acompanhar a exposição teórica através de aulas interativas com recursos visuais, vídeos e pela utilização estimulante do Kahoot!, ferramenta online que proporciona uma experiência animada de interação através de competições através de testes de conhecimentos envolvendo os participantes.

No artigo, os autores analisam aspectos registrados durante o curso e concluem que o uso de uma abordagem didática gamificada possibilita maior interesse por parte dos alunos, sobretudo quando lidam com um processo de aprendizagem de tecnologias e pensamento computacional.

Por se tratar de uma publicação da Inglaterra, o texto é em inglês e seu título é “A Gamification Approach for the Development of Computational Thinking Skills” (“Uma abordagem de gamificação para o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional). A seleção do texto para a composição da edição da revista digital indica não apenas a qualidade da produção realizada pelos autores, mas também ressalta que o tema é de interesse relevante. No artigo, a escola é identificada como local de realização do estudo e os autores reconheceram a parceria através do destaque ao JT nos agradecimentos.

Imagem 4
“Reconhecimento – Os autores gostariam de agradecer ao PRPPG/UFRPE a ao CNPq pelo suporte financeiro proporcionado pelo programa de Iniciação Científica. Eles também agradecem à Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora”

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

0 comentário em “Projeto desenvolvido no JT abordado em artigo publicado em revista científica da Inglaterra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: